quinta-feira, 17 de outubro de 2013

teorema da felicidade II


Porto, agosto de 2013
Este era o meu mês preferido a seguir a dezembro. Era a primeira vez que num mês de verão trabalhava numa livraria. Como a maioria das pessoas não iam lá, eu podia passar os dias todos a estudar, e era o que mais me apetecia fazer.
Um dia, já agosto ia avançado, um homem com cerca de vinte e cinco anos, interrompeu a minha leitura. Não precisou de falar, apenas precisou de entrar no edifício. Estava de fato e gravata, já um pouco despenteado e transpirado. Dirigiu-se para as prateleiras de poesia e tirou um livro. Pelo seu ar perdido, precisava de conforto. Saí de trás da minha secretária e caminhei até à sua mesa, onde me sentei sem pedir permissão. Ele olhou para mim, surpreso pela minha atitude.
- Está tudo bem? – não hesitei em perguntar.
Ele começou a falar, ainda ofegante. Estava nervoso e a única coisa que fez foi pôr as mãos à frente da cara e dizer que não acreditava que tinha feito uma coisa daquelas. Fui buscar uns lenços de papel e dei-lhos, mas ele não chorava. Estava perplexo com a atitude que tinha tido perante uma determinada situação, que eu ainda não sabia qual era. Olhou-me nos olhos e eu senti que ele estava a confiar numa estranha.
- Era suposto eu estar a casar-me agora. – desviou o olhar do meu enquanto dizia isso.
- O que é que o impediu?
Voltou a olhar para mim e começou por tirar o nó da gravata e depois tirou o casaco. Desapertou alguns botões da camisa e eu pude ver o peito dele, moreno e brilhante da transpiração. Voltei a olhar para ele e limpei-lhe as gotas de suor que lhe escorriam pela cara com os lenços. Reparei nos seus olhos verdes e profundos. Parecia que, ao olhar para eles, lhe conseguia ver a alma, e ela estava muito perturbada.
- É estranho estar a falar deste assunto com alguém que não conheço, mas acho que posso arriscar. – sorriu frouxamente para mim e respirou fundo. – Não me sinto preparado. Nem sei porque é que lhe pedi em casamento! – respirou fundo novamente e, depois desse suspiro, não parou de falar até contar a história toda. – Aliás, eu sei o porquê do pedido. Nunca quis sair tanto de casa que faria qualquer coisa para o conseguir? E eu achei que este casamento me ia libertar disso. Mas há medida que o tempo ia passando, a Marta ia-se tornando cada vez mais insuportável. Queria saber de tudo, queria jantar em minha casa quase todos os dias e quando percebi que ia passar de um inferno para outro muito maior, já era o dia anterior ao casamento. Não dormi nada e acho que já corri um quilómetro.
Fiquei a olhar para ele. Estava surpreendida. Mas será que tinha percebido bem?
- Deixou-a no altar?
- Sim.
Ri-me. Ele olhou para mim e vi na sua expressão um pouco de desespero. Pedi desculpa e disse que podia ficar ali mais algum tempo. Voltei para a minha secretária e continuei a ler o meu livro de culinária. No entanto, não conseguia parar de pensar naquele homem. Não sabia o seu nome, nem o que fazia nem o que queria da vida. Olhei para o relógio e eram 16.57. Comecei a preparar as minhas coisas para sair e, quando me virava para sair, ele estava à minha frente.
- Tem alguma coisa para me perguntar, não tem?
Sorri e respondi: - Amava a rapariga?
Houve um compasso de espera mas ele respondeu, tristemente.
- Amei-a em tempos. Amei-a quando ela era despreocupada e não queria agradar ninguém. Amei-a pela sua espontaneidade. Agora não a consigo amar. Está igual a todas as outras raparigas que conheci. Eu quero alguém diferente, que me faça sentir em casa. – parou e arregalou os olhos. – Merda, não tenho casa. Nem dinheiro.
- Não se preocupe. Nisso eu posso ajudar.
Voltou a olhar para mim surpreendido, mas seguiu-me quando saí da livraria. Andámos até à minha linda Volkswagen laranja. Mais uma surpresa. Ri-me com a sua expressão mal viu a carrinha. Chegámos ao meu pequeno mas acolhedor T1. Disse que ia preparar o jantar e deixei-o na sala a ver televisão. Reparei que me faltavam alguns ingredientes para o jantar que queria preparar. Tinha decidido fazer algumas sobremesas, visto que tinha tempo e ele precisava de um tratamento para a tristeza. Fui até à sala para lhe dizer que ia ao supermercado, mas ele dormia profundamente no meu sofá.
Quando voltei, ele continuava a dormir. Desliguei a televisão para diminuir o barulho no apartamento e fui para a cozinha. Fechei a porta. Comecei a fazer uma sopa de legumes, sem ser passada, tal como eu gostava. Enquanto a sopa fazia, temperei dois bifes e fui buscar a batedeira para começar a fazer a sobremesa. Ouvi um barulho. Lá estava ele, despenteado, desnorteado, à porta.
- Com tanta coisa ainda nem lhe perguntei o nome. – a sua voz era doce. Gostava dele.
- Rebeca. Por isso já me pode tratar por tu. – sorri.
- Digo o mesmo, Rebeca. – acentuou a sílaba tónica do meu nome e baixou os olhos para as mãos durante breves segundos. Levantou a cabeça e olhou para mim. Caminhou até ao balcão e pegou-me na mão direita. – Mateus, prazer.
Aquele gesto deixou-me sem palavras. Até podia ser um cavalheirismo fingido, mas como disse anteriormente, habituei-me a acreditar em tudo o que me diziam porque, na altura, sabem bem. Se, mais tarde, viesse a descobrir que era mentira, não importava. Naquele momento, sentia-me feliz, e eu gostava de aproveitar os momentos ao máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário